quinta-feira, 11 de maio de 2017

ASTROLOGIA E OS ARQUÉTIPOS DE JUNG

ASTROLOGIA E OS ARQUÉTIPOS DE JUNG
Na psicologia de Jung, parte do consciente individual, (que resulta da investigação das experiências pessoais, levadas em conta pela pesquisa em relação a ancestralidade e vivencias consideradas), como os ideais, imagens, mitos, religiões, sonhos, etc. Fazem parte de um inconsciente compartilhado por todas as pessoas. Ao observar esses traços, Jung delineou inúmeros arquétipos humanos, como os eventuais: Nascimento, morte, separação, casamento. Os figurativos: Mãe, pai, criança, deus, diabo, o velho sábio, o herói. Os motivacionais: o apocalipse, o dilúvio, a criação. Enfim, a quantidade de padrões é praticamente infinita.
A astrologia, como uma das manifestações sociais mais antigas do ser humano, também surgiu a partir do inconsciente coletivo, e como um ramo científico da psiquê humana, foi definida em 12 grupos – os signos do zodíaco – que englobam características bem definidas e comuns à toda humanidade.
Conciliando os arquétipos de Jung e a astrologia, chegamos aos 12 arquétipos astrológicos, citarei de forma bem resumida para esclarecer, os arquetipos :
“O Rebelde”, busca a metamorfose e teme a morte, corresponde ao signo de Capricórnio
“O Tolo”, que gosta de entreter e ser entretido, mas teme o tédio e o aborrecimento, corresponde ao signo de Sagitário.
“O Amante”, que está sempre atrás do prazer, mas preocupa-se muito com a perda do amor, corresponde ao signo de Escorpião.
“O Cuidador”, cujo objetivo é ajudar aos outros e teme o egoísmo, corresponde ao signo de Libra.
“O Homem”, que é realista, resiliente e interdependente, ao mesmo batalha sua tendência a vitimizar-se e por vezes se torna um reclamão crônico, corresponde ao signo de Virgem.
“O Inocente, que sempre busca a segurança e morre de medo de ser abandonado, corresponde ao signo de Leão.
“O Governante”, que está sempre a procura da ordem, repudiando com todas as suas forças o caos, corresponde ao signo de Câncer.
“O Sábio”, escravo da verdade e inimigo da desilusão, corresponde ao signo de Gêmeos.
“O Mago”, que equilibra a transformação de um lado e, do outro, o risco do excessos de poder, corresponde ao signo de Touro.
“O Herói”, procura sempre a vitória e detesta fraquezas, corresponde ao signo de Áries.
“O Criador”, que ao mesmo tempo em que persegue a sua identidade e originalidade, foge daquilo que não é autêntico, corresponde ao signo de Peixes.
“O Explorador”, que está sempre a buscar uma vida melhor, é ambicioso e odeia a conformidade, corresponde ao signo de Aquário.
É claro que, as descrições e correspondências deste artigo, não são suficientes para explicar todas as características de cada arquétipo. Nas próximas edições, iremos explicar de maneira mais aprofundada cada um dos signos do zodíaco e sua respectiva correspondência arquétipa.

Melissa está a disposição para fazer o seu mapa astral pelo email, melissa.astro@hotmail.com, whatsapp 061992629262, instagran-melissaneves8

Nenhum comentário: